Estudos de pós-graduação e pesquisa científica em universidades peruanas

Main Article Content

Walther Hernán Casimiro Urcos
Consuelo Nora Casimiro Urcos
Javier Francisco Casimiro Urcos

Resumo

A função essencial da Universidade é a pesquisa, além de continuar a formação profissional daqueles que se graduam. Esta pesquisa apresentou o crescimento dos estudos de pós-graduação e a evolução da pesquisa científica nas universidades peruanas, bem como a socialização dos resultados de tais pesquisas em periódicos de alto impacto. O estudo foi desenvolvido na Universidade Nacional de Educação "Enrique Guzmán y Valle" do Peru em 2019 e contou também com a colaboração das demais universidades peruanas que ofereceram acesso à informação solicitada e que foi integrada com o uso de métodos do nível teórico como: analítico - sintético, indutivo - dedutivo e histórico - lógico para realizar a análise bibliográfica. As fontes documentais referenciadas incluem artigos científicos, documentos da Internet e fontes legais do Peru. As bases de dados de alto impacto (Scopus, WoS e SciELO) também foram consultadas para saber a situação das publicações científicas nas universidades públicas e privadas do sistema universitário peruano. A revisão mostrou que os tópicos de ensino e métodos de aprendizagem prevalecem, há pouco impacto e pouca visibilidade das teses e os alunos preferem publicar suas pesquisas como um livro. O objectivo é que as universidades ofereçam um serviço educativo adequado e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Casimiro Urcos, W. H., Casimiro Urcos, C. N., & Casimiro Urcos, J. F. (2020). Estudos de pós-graduação e pesquisa científica em universidades peruanas. Mendive. Revista Educação, 18(1), 150–165. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1876
Secção
ARTIGOS DE REVISÃO

Referências

Barrios, F. (2013). Análisis de las megatendencias de educación superior. Apuntes en Ciencias Sociales, 3(2), 185-196. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5043002.pdf

Casimiro, W. H., & Casimiro, C. N. (2016). Formación de los estudios de la escuela de posgrado de la Universidad Nacional de Educación: un diagnóstico situacional. En, F., M. Vergara y G., R., Calderón (Coords.). Procesos de formación y asesoría en programas de posgrado en educación en Latinoamérica. (pp. 425-437). Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú.

Chavoya, M., Valencia, A. (2013). Producción del conocimiento a través de las tesis doctorales. Estudio de algunas tesis de la generación 2004-2008 del doctorado en educación de la Universidad de Guadalajara. En, M. G., Moreno, & M., Valadez, (Coords.), Miradas analíticas sobre la educación superior. (pp. 473-496). Guadalajara: Universidad de Guadalajara.

Díaz-Bazo, C., & Sime Popa, L. (2016). Las tesis de doctorado en educación en el Perú: Un perfil de la producción académica en el campo educativo. Revista Peruana de Investigación Educativa, 8, 5-39.

Manzo, L., Rivera, N., & Rodríguez, A. (2006). La educación de posgrado y su repercusión en la formación del profesional iberoamericano. Educación Médica Superior, 20(3), Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412006000300009

Marticorena, B. (2016). Los desafíos de la investigación en el Perú. Recuperado de https://puntoedu.pucp.edu.pe/noticias/los-desafios-de-la-investigacion-en-el-peru/

Perú. Congreso de la República. (1969). Ley Orgánica de la Universidad Peruana No. 17437 (1969). Recuperado de http://www.ulpiano.org.ve/revistas/bases/artic/texto/RDUCV/43/rucv_1969_43_207-239.pdf

Perú. Congreso de la República. (1983). Ley Universitaria N° 23733. Recuperado de http://www.une.edu.pe/transparencia/informacion/LeyUniversitaria_actualizada020508.pdf

Perú. Congreso de la República. (2007). Ley de Carrera Pública Magisterial, Ley N° 29062. Recuperado de http://www.leyes.congreso.gob.pe/Documentos/Leyes/29062.pdf

Perú. Congreso de la República. (2012). Ley de Reforma Magisterial No. 29944. Recuperado de http://www.minedu.gob.pe/reforma-magisterial/pdf-ley-reforma-magisterial/normas -complementarias-de-la-ley-de-reforma-magisterial.pdf

Perú. Congreso de la República. (2014). Ley Universitaria N° 30220. Recuperado de http://www.minedu.gob.pe/reforma-universitaria/pdf/ley_universitaria.pdf

Perú. Congreso de la República. (2018). Ley Nº 28.303. Ley marco de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica. Recuperado de http://www.siteal.iipe.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/siteal_peru_3058.pdf.

Perú. Consejo Nacional de Ciencia Tecnología e Innovación Tecnológica. (2016). Política Nacional para el desarrollo de la Ciencia, Tecnología e Innovación en Tecnologías de la información y Comunicación 2016 2021. Recuperado de https://portal.concytec.gob.pe/images/noticias/DocumentoTIC.pdf

Perú. Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica. (2017). I Censo Nacional de Investigación y Desarrollo a Centros de Investigación 2016. Lima: CONCYTEC.

Perú. Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica. (2019a). Directorio Nacional de Investigadores e Innovadores. Recuperado de http://dina.concytec.gob.pe

Perú. Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica. (2019b). Registro Nacional de Investigadores en Ciencia y Tecnología. Recuperado de http://renacyt.concytec.gob.pe

Perú. Instituto Nacional de Estadística e Informática. (2011). II Censo nacional universitario 2010. Principales resultados. Lima: Asamblea Nacional de Rectores. Fondo Editorial.

SCImago Lab. (2019). SCImago Journal & Country Rank. SCImago Institution Ranking. Recuperado de https://www.scimagojr.com/journalrank.php

Silas, J. C. (2012). Percepción de los estudiantes de nivel medio superior sobre la Educación Superior: Dos ciudades y cinco instituciones. Sinéctica, (38), 1-17. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/pdf/sine/n38/n38a10.pdf