Os métodos problemáticos na disciplina de biologia animal para alunos com deficiência visual

Main Article Content

Nayrelis González Herrera
Roilán Ramírez Alí
Naisvel González Herrera

Resumo

A aprendizagem produtiva baseada em métodos problematizadores na disciplina de Biologia Animal é uma necessidade para potencializar a formação e o desenvolvimento da personalidade de alunos com deficiência visual. O objetivo foi caracterizar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia Animal do 8º ano para alunos com deficiência visual da Escola Especial "Abel Santamaría Cuadrado". Foram utilizadas três dimensões de análise: o conhecimento dos professores sobre o ensino problemático e os métodos problemáticos, bem como as competências adquiridas pelos alunos na referida disciplina. Os métodos utilizados foram: observação, entrevista e teste pedagógico inicial. Os principais resultados apontaram para um conhecimento teórico limitado dos educadores sobre os métodos problemáticos, as categorias de ensino problemático e sua influência favorável na independência cognitiva dos alunos, principalmente aqueles com necessidades educacionais especiais devido à sua deficiência visual. Portanto, esses métodos não são incorporados à prática pedagógica diária. Conclusões: O desconhecimento dos métodos problemáticos por parte da maioria dos educadores é um problema multicausal, onde se destacam: orientações metodológicas distanciadas desta disciplina, pouco interesse do departamento, pouca preparação individual do professor e, consequentemente, , processo de ensino-aprendizagem inadequado de alunos com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
González Herrera, N., Ramírez Alí, R., & González Herrera, N. (2023). Os métodos problemáticos na disciplina de biologia animal para alunos com deficiência visual. Mendive. Revista Educação, 21(3), e3243. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3243
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Nayrelis González Herrera, Universidad de Ciencias Pedagógicas "Enrique José Varona"

Departamento de Educación Especial, Profesora Asistente

Roilán Ramírez Alí, Escuela especial para niños ciegos y con baja visión Abel Santamaría Cuadrado

Nivel de escolaridad: secundaria básica. Profesor

Naisvel González Herrera, Universidad de La Habana

Dirección de Ciencia y Técnica. Coordinadora del equipo Gestión de Proyecto

Referências

Basulto, G., Gómez, F. D. y González, O. (2017). Enseñar y aprender Biología dese el enfoque histórico sociocultural-profesional. EduSol, 17(61), 70-79 https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475753289019.

Curmen Rojas, E. A. (2019). Enseñanza del alemán a personas ciegas. Matices en Lenguas Extranjeras, (13), 15-59. DOI: https://doi.org/10.15446/male.n13.89607

Ferrer, M. T., Briña, J., Polledo, G. N., Martínez, M. L., Leyva, M. y González, D. (2014). Introducción a las especialidades de Eduación Preescolar, Primaria y Especial. Editorial Pueblo y Educación.

Gargallo, B., Sahuquillo Mateo, P. M., Verde, I. y Almerich, G. (2018). ¿Qué ocurre cuando los profesores utilizan métodos centrados en el aprendizaje? Efectos en los enfoques de aprendizaje, en las capacidades del alumno y en su percepción del entorno de aprendizaje. Revista de Educación de Valencia, (382), 163-197. https://doi.org/10.4438/rce.num1988-592

González, N. y Hernández, C. (2020). Alternativas metodológicas para docentes que atienden educandos ciegos. Horizontes Pedagógicos, 9(4), 36-47.

Maldonado, M., Aguinaga, D., Nieto, J., Fonseca, F., Shardin, L. y Cadenillas, V. (2019). Estrategias de aprendizaje para el desarrollo de la autonomía de los estudiantes de secundaria. Propósitos y Representaciones, 7(2), 415-439 http://dx.doi.org/10.20511/pyr2019.v7n2.290

Meléndez, L. (2020). Tendencias formativas en Educación Especial en Iberoamérica. Revista Colombiana de Educación, 1(79), 325-346. https://doi.org/10.17227/rce.num7910351

Méndez, I. y Carvajal, B. (2019). Una mirada a los fundamentos biológicos de la educación desde la teoría de Santiago. Transformación, 15(2), 154-169.

Navarro, S. M., Valle, A., García, S. y Juanes, I. (2021). La investigación sobre el III perfeccionamiento del sistema nacional de educación en Cuba. Apuntes. Editorial Pueblo y Educación.

Oliveira, V. L., Bessa D, M. y Gomes, E. (2019). O processo de transposicao didáctica interna no ensino de estatística para alunos ciegos. INTEREDU, 9(1), 35-54.

Páez, V. (2018, 2). La gestión del conocimiento y la labor educativa: Propuesta innovadora en la formación superior pedagógica [Ponencia]. Congreso Internacional de Educación Superior Universidad, La Habana, Cuba.

Rodríguez, A. y Arias, A. (2022). ¿El aprendizaje basado en indagación mejora el rendimiento académico del alumnado en ciencias? Análisis basado en pisa 2018. Revista Colombiana de Educación, (86), 53-74. https://doi.org/10.17227/rce.num86-12232

Salcedo, I., Hernánez, J., del Llano, M., Pherson, M. y Daudinot, I. (2002). Didáctica de la Biología. Editorial Pueblo y Educación.